quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gestores de Assú, Janduís e Pau dos Ferros conquistam Prêmio Prefeito Empreendedor SEBRAE


Da cidade polo de uma das regiões mais férteis do Rio Grande do Norte e com elevado potencial econômico devido, sobretudo, à fruticultura, o Vale do Açu, foi o grande vencedor da etapa potiguar do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, levou o troféu de melhor projeto estadual e ainda conquistou o título de destaque temático na categoria Promoção ao Desenvolvimento Rural. O anuncio dos campeões foi feito em solenidade realizada pelo Sebrae-RN no Olimpo Recepções, em Natal,  na tarde desta quarta-feira, 29.
O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, venceu nas categorias destaques temáticos Lei Geral Municipal e Compras Públicas dos Pequenos. O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, também levou dois troféus da etapa estadual, vencendo nas categorias destaques temáticos Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual e Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável.
“Esse prêmio é um instrumento de divulgação da cidade em âmbitos estadual e até nacional. Com ele, o Sebrae reconhce a eficiência da gestão para crescimento da economia municipal, assim como apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios”, declara o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.
Um dos motivos que sagrou Ivan Lopes Júnior como o grande vencedor da etapa estadual foi a implantação em Assú, de um programa de incubadora de pequenas empresas para resgate da cultura do algodão no município, com ênfase nos pequenos produtores. A outra frente de ação do gestor foi estimular a cultura do umbu, contemplando cerca de 300 famílias.
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) também prestigiou a solenidade de entrega do prêmio e destacou a importância de premiação para reconhecer o trabalho administrativo realizado nos municípios. Rosalba Ciarlini por duas vezes foi uma das vencedoras do concurso em edições anteriores, quando era prefeita de Mossoró.

A sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu número recorde inscrições de todas as edições da premiação realizadas no Rio Grande do Norte. Foram 51 prefeituras inscritas. Desse total, 39 prefeitos tiveram seus projetos bem avaliados e chegaram à fase final do concurso.
Os três vencedores irão concorrer com os respectivos campeões de outros estados do Nordeste. Já os projetos que obtiverem melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, cuja premiação está prevista para ocorrer em maio, em Brasília (DF). (Com informações do Sebrae-RN).

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oficinas do Minc para multiplicadores culturais

Divulgada lista dos convocados para as oficinas presenciais de Natal e de Petrolina do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) divulgou os selecionados para as oficinas presenciais de Natal (RN) e Petrolina (PE), do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. No caso da capital potiguar, dos 761 que se inscreveram na 1ª etapa, o curso de nivelamento a distância, 171 conseguiram finalizá-lo com êxito até a data-limite (12/2), alcançando 70 pontos ou mais. Desses, 95 foram selecionados para participar da oficina presencial.
1. ADMILDE GONZAGA DA SILVA
2. AMANDY BANDEIRA DE ARAÚJO
3. ANA NEUMA TEIXEIRA DE LIMA
4. ANGELA MARIA DE ALMEIDA
5. ANTÔNIO FERREIRA DANTAS JÚNIOR
6. ARIANE DOS SANTOS STIGGER
7. AUGUSTO ARAÚJO NETO
8. BIANCA DE SOUZA MAGGI
9. CARLA ALENCAR DA COSTA
Carlos alberto da silva na luta conseguir ir terceira etapa!
11. CARLOS ALEXANDRE DOMINGOS FELICIANO
12. CARLOS DOS SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR
13. CAROLINA CHAVES GOMES
14. CAROLINA PENA DE ALENCAR
15. CHRISTIAN LIRA DE VASCONCELOS
16. CLÉBIA BEZERRA DA SILVA
17. CLEOMAR FELIPE CABRAL JOB DE ANDRADE
18. CRISTINA ARAGÃO FARIA
19. DALINE MARIA DE SOUZA
20. DANIELLE CRISTINA VASCONCELO DE BRITO
21. DENISE MEDEIROS DANTAS
22. DEYSE LENE SANTOS DE MOURA
23. EDUARDO WANDERLEY MARTINS
24. ELISÂNGELA CONCEIÇÃO DANTAS LEÃO
25. ELIZANE MARIA DA SILVA
26. ÉRICA CONCEIÇÃO SILVA LIMA
27. FRANCISCA CÍCERA PEREIRA DA SILVA ALENCAR
28. FRANCISCO ERINALDO DE SOUZA AQUINO
29. FRANCISCO GENÁRIO PINHEIRO MELO
30. FRANCISCO GERMANO CARVALHO LUCIO
31. GEMERSON DA COSTA LIMA
32. GENILSON CONCEIÇÃO FERREIRA
33. GERTRUDES COSTA SALES
34. GILVAN LOPES DE SOUZA
35. GLAUCIANE COSTA SANTANA
36. HÉLIO DE OLIVEIRA
37. HELOISE MEDEIROS DO NASCIMENTO
38. HILCA MARIA HONORATO DOS SANTOS
39. IRANILSON PEREIRA DE MELO
40. JACQUELINE SOUZA SILVA
41. JEANE DA ROCHA BARAUNA
42. JOÃO GALVÃO DO NASCIMENTO NETO
43. JONATHAN FRANCIOLI SANTOS
44. JORGE CLAUDIO MACHADO DA SILVA
45. JOSÉ ALCIVAN DA SILVA
46. JOSÉ CARLOS MARQUES DA SILVA
47. JOSE ELIAS AVELINO
48. JOSE JAESON DE ALENCAR
49. JOSE OLIMPIO FERREIRA NETO
50. JOSE ROSINALDO DE LUNA
51. JULLIANE MICHELLE FREIRE DE ALMEIDA
52. KATHLEEN LOUISE COSTA MARTINS
53. KAYONARA PATRICIA DE OLIVEIRA ALVES
54. LEANDRO ROBERTO DE LIMA SILVA
55. LIDIA CRISTINA MIGUEL VICTOR
56. LILIA CRISTINA ARAUJO SILVA
57. LINDEMBERG DA SILVA BEZERRA
58. LUCAS BONFIM LIMA
59. LUCIANO DE CARVALHO FIGUEIREDO
60. LUIZ ANTONIO DIAS BORGES
61. LUIZ BEZERRA DA CUNHA JÚNIOR
62. LUIZ ERIVAN DANTAS
63. MAGNO AUGUSTO JOB DE ANDRADE
64. MARCELO FRANCO E SOUZA
65. MÁRCIO FERNANDES RIBEIRO
66. MARCOS ANGELO FERNANDES DA COSTA
67. MARIA AUXILIADORA COSTA DE SIQUEIRA
68. MARIA BERNADETE BARROS DE MEDEIROS RODRIGUES
69. MARIA DALVA VIEIRA
70. MARIA DE FÁTIMA TOMAZ
71. MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA CABRAL
72. MARIA LUCIA BALDINO DA SILVA
73. MARIA LÚCIA PESSOA SAMPAIO
74. MARIA LUÍZA MOREIRA DA SILVA
75. MARUÇA RODRIGUES DE LIMA
76. MAXSON SAVELLE ALEXANDRE SILVA
77. NÁDIA MARIA FERREIRA DE SOUSA
78. NATHALIA SANTANA CORDEIRO
79. NEILTON SANTANA DA SILVA
80. NETUNO SARAIVA LEÃO
81. PATRÍCIA PEREIRA DE MATOS
82. PAULO HENRIQUE DA SILVA SOARES
83. PEDRAS OLIVEIRA CABRAL SARAIVA LEÃO
84. PHILIPE MICHEL SILVA SOARES
85. RAIANY JULLIETE DA SILVA
86. REGINEIDE MARIA SOARES
87. RENATA MARQUES PEREIRA
88. RHENANA DE ARAUJO HACKRADT
89. ROBERTA RAMOS DE MIRANDA HENRIQUES
90. RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARAÚJO
91. RONALDO MACEDO
92. SHEILA ANDRÉ DE NORONHA
93. SILAS CAMILO DE LIRA
94. SIMONE SÂNGELA BASILIO COSTA
95. VALMIR MARTINS DA SILVA

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Reportagem G1, União rejeita convênios por falta de preparo e qualidade técnica

Em Patos do Piauí, a 399 quilômetros de Teresina, a Secretaria municipal de Saúde funciona aos sábados. É quando a secretária da pasta, e primeira-dama, Cleudimar de Carvalho Figueiredo, dá expediente - durante a semana, Cleudimar, comerciante que estudou até o ensino médio, cuida de sua mercearia no povoado rural de Cajueiro, a 18 quilômetros do centro da cidade. O prefeito de Patos, Sílvio José da Silva (PMDB), de 46 anos, é um agricultor também com ensino médio e não tem engenheiros, administradores ou arquitetos entre seus assessores e funcionários.Quando quero um projeto para captar recursos, contrato um contador, e enviamos para Brasília. Mas tem muita burocracia para liberar a verba - conta Sílvio José.
A cidade de 6.297 habitantes, no semiárido nordestino, é um exemplo do despreparo das prefeituras na hora de executar ou acompanhar projetos e programas federais. E os moradores de Patos, que vivem sem maternidade, sem poder contar com transporte público e sem saneamento, padecem como muitos brasileiros: na área da Saúde, de acordo com o IBGE, 93 municípios de 15 estados não tinham, em 2009, nenhuma unidade de emergência, maternidade, farmácia popular, laboratório clínico ou programa de agente comunitário. Ainda de acordo com o IBGE, 1.841 cidades não tinham qualquer estrutura específica na área de habitação, e 1.365, qualquer estrutura específica em transporte.
Segundo a Associação Brasileira de Municípios (ABM) - entidade que em 2011 participou de um grupo de trabalho na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência, sobre convênios entre municípios e a União -, de 30% a 40% dos projetos apresentados por prefeituras ao governo federal são rejeitados por falta de qualidade técnica. De acordo com a SRI, mais da metade dos municípios com até 20 mil habitantes - que equivalem a 70% das cidades - precisa recorrer a contadores terceirizados na hora de preparar projetos. Como Patos do Piauí.
A falta de qualificação dos funcionários das prefeituras é um dos principais obstáculos. Segundo dados da última Pesquisa dos Municípios Brasileiros do IBGE (a Munic de 2009), em 1.879 municípios, o titular do órgão de Saúde tem até o ensino médio - em 55 cidades, eles chegam a ter só o fundamental incompleto. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), que realiza cursos de capacitação para prefeituras, apenas um quinto dos municípios (1.015, ou 18% deles) passou pela capacitação desde que foi criada, em 2006.
- Ensinamos a parte jurídica e administrativa de como fazer um pedido de convênio, por exemplo, e quais os compromissos de quem recebe verba federal. Mas as deficiências na área técnica, como falta de engenheiros, não temos como suprir - afirma o secretário de Controle Externo da CGU, Guilherme de La Rocque. - São problemas estruturais das prefeituras, que ficam mais visíveis em momentos como o período de chuvas. O governo federal mudou as regras para liberar verba nesses casos por causa da demora dos prefeitos em mandar projetos .
- A dificuldade maior é em equipe e treinamento. Com uma equipe qualificada, você pode ter um cadastro criterioso mesmo com uma planilha simples de Excel, e pode ter um cadastro ruim mesmo com uma ferramenta de última geração se não houver um bom corpo técnico - diz Olavo Noleto, responsável pela Secretaria de Assuntos Federativos da SRI. - Os ministérios e autarquias vivem dificuldades diárias com os municípios, que são os operadores das estratégias federais. Por conta disso, a Caixa Econômica precisou criar, há dois anos, a figura do gerente municipal de convênios, que já existe em mais de quatro mil cidades: um servidor da prefeitura é qualificado pela Caixa e passa a funcionar como o coordenador dos convênios.
Também por conta da dificuldade dos municípios, a Funasa - que é responsável pelas cidades com menos de 50 mil habitantes quando o assunto é saneamento - teve que começar a fazer projetos e doar para municípios que responderam não ter como participar do PAC 2.
- Enviamos uma carta-consulta, e 3.500 cidades responderam, sendo que cada uma podia fazer até quatro pleitos. Dessas, 2.701 disseram não ter projeto para a área de saneamento. Vamos, então, investir R$ 147 milhões e doar 806 projetos até 2012. Além disso, iremos capacitar mais de quatro mil técnicos municipais, para que os projetos e os planos municipais de saneamento não sejam apenas um livro de intenções - diz Gilson de Carvalho Queiroz Filho, presidente da Funasa.
Além de servidores sem capacitação, outro problema é a ausência de servidores: segundo a Munic, quase 1/3 do pessoal na administração direta das prefeituras do país é de comissionados (indicados), estagiários ou algum outro cargo sem vínculo permanente - o que faz com que, quando muda o prefeito, haja risco maior de que mudem também os funcionários.
- Sem estrutura e pessoal para montar projetos e planos de trabalho, necessários para se fazerem convênios com o governo federal, uma boa parte dos municípios, principalmente os de menor porte, fica dependendo apenas do dinheiro que chega de estados e da União por repasse obrigatório constitucional: de ICMS ou repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Então, em muitos casos, até sobra verba da União - avalia José Carlos Rassier, diretor-executivo da ABM.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Parceria e trabalho




Com muita alegria entrego o Projeto construção sede para associação comunitária de Redonda, do qual tenho grandes amigos. Parabenizar meu tio elizer e Presidente associação João bomba, o projeto está com orçamento de 42 mil reais, agora só equipe  associação correr atrás dos recursos das empresas de energia éolica e prefeitura municipal.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lei da ficha limpa vale já para eleições de 2012

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votou favoravelmente à constitucionalidade da lei da ficha limpa. O placar estava em sete a dois pela validade da norma, até o fechamento desta edição. Votaram a favor da lei Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Rosa Maria Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello. Posicionaram-se contra Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
A aplicação da lei, no entanto, dependia da conclusão do julgamento, já que algum ministro poderia pedir vista e adiar a decisão.
Os dois ministros que ainda não haviam votado - Celso de Mello e Cezar Peluso - são contra a lei, mas mesmo assim o placar deverá ficar em sete a quatro pela constitucionalidade da lei.Carlos Ayres Britto votou pela total constitucionalidade da lei, discordando da alteração proposta pelo relator Luiz Fux em relação ao tempo de inelegibilidade. Em novembro, antes de o julgamento ser interrompido por um pedido de vista de Dias Toffoli, Fux defendeu a constitucionalidade da lei, mas propôs uma pequena mudança para reduzir o tempo (hoje, de oito anos) que uma pessoa pode ficar inelegível quando condenada.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Primeira parcela do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais já está disponível

A Caixa Econômica Federal informou , desde janeiro deste ano, 437 famílias já sacaram a primeira parcela do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal.
São atendidas famílias de agricultores, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, comunidades tradicionais, povos indígenas em situação de extrema pobreza e outros grupos populacionais definidos como prioritários por ato do Poder Executivo.
De acordo com a Caixa, até agora, o governo federal já identificou 685 famílias que se enquadram nas condições do programa: estar em situação de extrema pobreza e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa irá beneficiar, inicialmente, famílias de Minas Gerais, da Bahia, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, mas poderá ser estendido para outras regiões.
Segundo a Caixa, são consideradas em situação de extrema pobreza famílias com renda mensal per capita de até R$ 70. Para uma família com quatro integrantes, o benefício de até R$ 2,4 mil representa mais de oito meses de trabalho. O valor é repassado em, no mínimo, três parcelas, pelo período máximo de dois anos, contados a partir da data da liberação da primeira parcela. Após apresentação de laudos de acompanhamento, emitidos pela equipe de assistência técnica dos ministérios, os pagamento são realizados, observados os prazos mínimos de seis meses para a segunda parcela, e de um ano para a terceira parcela.
De acordo com a Caixa, o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais transfere recursos que permitirão a compra de insumos e equipamentos para a produção familiar, promovendo a agricultura sustentável, a segurança alimentar e incentivando a organização dos produtores. Para receber os recursos financeiros, a família beneficiária deve assinar termo de adesão, contendo o projeto de estruturação da unidade produtiva familiar e as etapas de sua implantação.
O pagamento é realizado de acordo com o calendário do Programa Bolsa Família e o saque pode ser feito por meio de qualquer cartão social ativo. Os beneficiários do Programa e do Bolsa Família recebem os respectivos valores de forma conjunta.
A Caixa lembra que o saque dos recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais tem caráter temporário e não gera direito adquirido.

Municípios recebem repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios

A Secretaria do Tesouro Nacional transferiu às prefeituras municipais nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, antes do pagamento do 2º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um repasse extra no valor de R$ 43.920.460,56.  O montante se refere  à classificação por estimativa das receitas de Impostos de Renda (IR) e sobre Produtos Industrializados (IPI) relativas aos Programas de Recuperação Fiscal (REFIS), pagamentos de depósitos judiciais e receitas da dívida ativa.
Em valores brutos, sem a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula que o montante seria de R$ 54.900.575,70. De acordo com a entidade, esse repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos. “Quando a pessoa jurídica ou até mesmo a pessoa física efetua o pagamento da guia do REFIS, a RFB classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separa o que é IR e IPI, e efetua os repasses correspondentes ao FPM”, explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
O repasse extra é uma conquista da CNM. Há anos a entidade luta junto à Receita Federal para que a classificação das receitas extras sejam repassadas de forma mais rápida.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hoje tem ficha limpa

 
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (15) o julgamento que vai definir a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Ficha Limpa gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carro Pesquisa do Google fotografa praia de São Cristovão


Neste dia 06 de fevereiro um veiculo do Google Maps Street Uma das maiores empresas de pesquisa do mundo do Google continua investindo e espandindo seu mercado por todo planeta fotografa ruas, praia, praça e pontos turisticos da praia de São Cristovão.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CESE lança chamada “Mobilizando Recursos Locais”

A CESE lança Chamada de Projetos “Mobilizando Recursos Locais”, que tem o objetivo de apoiar ações que direta ou indiretamente promovam o bem estar de jovens, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Objetiva também  estimular as organizações populares a construir sua auto-sustentação financeira, através da mobilização de recursos locais. Com essa Chamada, a CESE quer incentivar a inovação e a criativadade de organizações populares, contribuindo para sua sustentabilidade.
Para se inscrever, organizações e movimentos de todo o país devem baixar o roteiro de projeto e enviar à CESE. Ao fazer isso, elas se comprometem a mobilizar, através de ações locais (rifas, bazares, quermesses, bingos, venda de ingressos de torneios e concursos, coleta e doações, etc.) metade dos recursos necessários para realização do projeto. A CESE irá dobrar esses recursos mobilizados pelo grupo. Os projetos são de até R$ 10 mil (onde o grupo mobiliza R$ 5 mil e a CESE o apoia com mais R$ 5 mil).

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alunos de Escolas Estaduais terão inscrição on line para evitar filas nas matrículas

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está realizando até a próxima sexta-feira, dia 10, de forma inédita, a inscrição prévia pela Internet (on line) para os alunos do Ensino Médio, a fim de evitar filas nas 29 escolas com maior demanda de matrículas escolares.
Foi disponibilizado o site www.selecaomatriculanovatos.rn.gov.br - onde os alunos podem ter acessos aos links sobre o regulamento e relação das escolas que disponibilizarão inscrições on line.
"Essa inscrição é intransferível", disse a coordenadora de Órgãos Regionais da Educação, professora Elisabeth Jácome da Costa Britto, para inibir, por exemplo, "a venda" de reservas de matrículas por pessoas, que depois desistiam da vaga e repassavam para outras pessoas.
O critério para que os alunos façam a inscrição é de eles sejam oriundos da rede pública de ensino - estadual ou municipal. "No dia 17 sairá a primeira lista dos alunos pré-selecionados e no período do dia 23 ao dia 29, eles poderão efetivar matricula", disse Elisabeth Jácome informou que a política do governo é de "assegurar" matrículas para todos os alunos do ensino médio, como é o caso daqueles que são oriundos do ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios.
Os alunos serão matriculados, de preferência, nas escolas do bairro onde residem, mas também poderão se matricular na escola mais próxima de sua casa. "Também garantimos o transporte escolar para quem necessita se deslocar para uma escola fora do seu bairro", acrescentou Da relação das 29 escolas, duas são conveniadas com a Aeronáutica e Marinha, que são respectivamente a Escola Estadual "Santos Dumont", em Parnamirim, e a Escola Estadual Newton Braga, no Alecrim, em Natal. "Nessas escolas 50% das vagas são para filhos de militares".
Para fazer as inscrições dos alunos, as Direds e as próprias escolas relacionadas, estão disponibilizando computadores interligados à internet para aqueles estudantes que não possuem computadores em casa. "No dia 1º de março, faremos a divulgação da segunda lista com as vagas remanescentes, para que os alunos interessados se matriculem no site ou diretamente nas escolas"

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Estão abertas inscrições para projetos da Lei Rouanet


Os interessados em obter recursos pelo mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet já podem enviar suas propostas culturais pelo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).
O mecanismo de incentivo fiscal é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real visando à execução do projeto.
Os incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total ou parte do valor desembolsado deduzido do imposto devido, dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária. Para empresas, até 4% do imposto devido, para pessoas físicas, até 6% do imposto devido. A dedução concorre com outros incentivos fiscais federais, sem, contudo, estabelecer limites específicos, o que poderá ser aplicado em sua totalidade no incentivo à cultura. A opção é do contribuinte.
Podem apresentar propostas pessoas físicas com atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural etc), pessoas jurídicas públicas de natureza cultural da administração indireta (autarquias, fundações culturais etc.), e também pessoas jurídicas privadas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos (empresas, cooperativas, fundações, ONGs, Organizações Culturais etc).
Proponentes pessoas físicas poderão ter até dois projetos, e proponentes pessoas jurídicas poderão ter até cinco projetos ativos no Salic, compreendidos entre a apresentação de proposta e do relatório final de cumprimento do objeto. Acima deste limite e até o número máximo de quatro projetos para pessoa física e dez projetos para pessoa jurídica, somente serão admitidas propostas para o proponente que tiver liberação da movimentação dos recursos captados em pelo menos 33% das propostas apresentadas, considerado o número de propostas apresentadas nos últimos três anos.

Turismólogos seguem comemorando

Pouco menos de um mês da publicação da portaria que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina seu exercício (em 19 de janeiro), os profissionais do setor mantém o ritmo de encontros, projetos e expectativas sobre o futuro da atividade no Brasil.
“A sanção da lei que nos reconhece, apoiada pelo Ministério do Turismo e o Ministério da Educação, abriu a porta da frente para que através de recursos legislativos e executivos, como decretos e portarias ministeriais, possamos atingir novos patamares, renovar e ampliar discussões, envolver temas mais enriquecedores e consistentes para o Turismo”, disse a presidência da Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), em carta aberta.
A lei atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”.
Para Tania Omena, presidente da ABBTUR, o turismólogo poderá oferecer uma grande contribuição à sociedade - como pensador, estudioso, empreendedor, gestor, consultor, assessor e colaborador de empresas e atividades ligadas ao Turismo: “Vimos agradecê-lo publicamente, ministro, em nome dos egressos dos cursos de graduação em Turismo e Hotelaria, por termos, hoje, nossa profissão oficialmente instituída no Brasil”.
A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras.
Para Gastão Vieira, essa foi uma primeira etapa: “Nosso trabalho não terminou. Continuaremos discutindo junto ao Congresso Nacional e às entidades representativas os requisitos necessários à atividade”.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Morre o folclorista Deífilo Gurgel aos 85 anos

O folclorista Deífilo Gurgel faleceu no final da manhã desta segunda-feira (6) em Natal em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A confirmação da morte foi dada pela própria família em nota de falecimento. O folclorista estava internado desde o final de janeiro no hospital Papi e se encontrava num avançado quadro de desnutrição e pneumonia.
  Biografia
Nasceu em Areia Branca e aos 18 anos de idade veio para Natal estudar. Aos 25 anos, casou-se com dona Zoraide. Em 1967, o pesquisador ainda se formou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, em 1967.
Em 1970 foi nomeado Diretor de Cultura do município do Natal, por João Faustino, que na época era secretário de Educação. A partir daí, o escritor passou a estudar o Folclore . Como poeta, escritor e pesquisador, Deífilo Gurgel atuou também como diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Natal (SMEC), diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA) e presidente da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore.
O pesquisador ainda foi professor de Folclore Brasileiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele estava para lançar a obra "Romanceiro Potiguar", que reúne uma série de romances coletados pelo autor entre 1985 e 1995.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Paulo Silas Pré-Candidato a Prefeito de Serra do Mel dispara na pesquisa

RESULTADO OFICIAL

Conforme anunciado pelo blog, o instituto ITEM Consultoria e Pesquisa (Natal-RN), realizou nos últimos dias 20 e 21 de janeiro, pesquisa de opinião pública, tendo ouvido 314 pessoas nas 23 Vilas de Serra do Mel.

A pesquisa foi realizada usando a metodologia qualitativa e quantitativa, com margem de erro de 3% e foi devidamente registrada no TRE/RN, sob o nº 00004/2012.

Resultado Geral para Prefeito de Serra do Mel (Estimulada):


1º - Paulo Silas (PR) - 41,1%
2º - Manoel Cândido (PT) - 24,5%
3º - Cione Bezerra (PMDB) - 15,8%
4º - Zé Galêgo (DEM) - 4%
- Indecisos ou não opinaram - 14,6




Resultado Geral para Prefeito de Serra do Mel (Espontânea):


1º - Paulo Silas (PR) - 19,7%
2º - Manoel Cândido (PT) - 17,4%
3º - Candidato do Prefeito - 9,5%
4º - Cione Bezerra (PMDB) - 7%
5º - Izete (PMDB) - 4,0%
6º - Zé Galêgo (DEM) - 3,1%
7º - Aldo Araújo (PR) - 2,0%
8º - Castro Júnior (PT) - 1,1%
Outros nomes citados - 4,4%
Indecisos ou não quiseram opinar - 43,3%


OBS:  Os dados de Registro, conforme acima, podem ser obtidos na página do TRE/RN (www.tre-rn.gov.br).

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ataque de Hackers ao Banco do Brasil zerou a conta bancária de José Sarney

Temor em Brasília. Após os hackers tirarem do ar o site do Banco do Brasil a conta do Senador José Sarney foi zerada. O Presidente do Senado pediu explicações ao Presidente do Banco Central, que confirmou o desvio do dinheiro. O valor desviado não foi divulgado a pedido de Sarney porque é muito dinheiro.
Ainda não se sabe ao certo, mas o Banco do Brasil suspeita que o dinheiro tenha sido desviado para contas de mais de 20 milhões de brasileiros. "Os brasileiros vão perceber uma entrada de centavos na sua conta bancária, desviados da conta de Sarney", disse um funcionário do Banco.
Sarney que diz ter poder de justiça, inclusive de mandar na justiça, expediu de punho um mandado de segurança obrigando o banco desviar de volta o dinheiro retirado da sua conta.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Proposta prevê isenção de impostos na compra de combustíveis para pequenos Municípios

Antônio Cruz - ABrAntônio Cruz - ABrTramita na Câmara dos Deputados proposta que pretende isentar os Municípios com até 50 mil habitantes do pagamento de impostos, taxas e contribuições federais na compra de combustíveis e lubrificantes. O Projeto de Lei 2867/2011 é analisado em caráter conclusivo pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

No texto do PL estão previstas a isenção do Programa de Integração Social (PIS); da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Se for aprovada, a desoneração de impostos e contribuições será feita da seguinte maneira: o fornecedor do Município apresenta uma proposta licitatória contando a isenção e outra com o preço normal. Na nota fiscal da compra deverá constar quanto é o valor total dos tributos descontados.

JustificativaA justificativa apresenta ao projeto é de que os recursos gastos por estes pequenos Municípios no pagamento de impostos dos combustíveis poderão ser investidos nos setores de Infra-Estrutura, Educação e Meio Ambiente. Além disso, estima-se que estes tributos representem até 54% do preço pago atualmente. Com isso, ajudaria o desenvolvimento dos menores Municípios do Brasil.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que, se a proposta for aprovada, beneficiará a grande maioria dos Municípios. Seria um total de 4.956, aqueles com até 50 mil habitantes, como define o PL.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Caçamba capota na Ladeira da Praia de Ponta do Mel

Um fato inesperado aconteceu no início da tarde dessa terça-feira (31) em Ponta do Mel, uma caçamba de médio porte que trafegava na ladeira principal do povoado, perdeu o controle devido a um defeito no freio do veículo e saiu desgovernado até a praia quando capotou dentro do mar. Graça a Deus, ninguém se feriu.

Seleção de projetos para salas de música

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou edital para seleção de projetos de ocupação dos seguintes espaços da instituição: Sala Sidney Miller, no Rio de Janeiro; Sala Cássia Eller, em Brasília; Sala Guiomar Novaes, em São Paulo; e Galpão 1 da Funarte MG, em Belo Horizonte. Podem participar pessoas jurídicas privadas, com ou sem fins lucrativos, e com experiência comprovada de, no mínimo, três anos na produção de espetáculos e eventos musicais. As inscrições estarão abertas até 15 de março. A programação, a ser realizada de maio a agosto deste ano, deve incluir pelo menos 28 espetáculos de música popular e/ou erudita, além de atividades complementares como debates, palestras, lançamentos de discos, livros, entre outros. A análise das propostas será feita por comissões, nomeadas pelo presidente da Funarte e integradas por profissionais de reconhecida experiência na área musical. Ao final do processo, será selecionado um projeto para cada um dos espaços. Cada contemplado receberá aporte financeiro de R$ 420 mil, dos quais serão deduzidos os descontos previstos em lei.