sábado, 3 de setembro de 2011

Seis municípios do Rio Grande do Norte vão receber bicicletas





Os municípios do Rio Grande do Norte vão receber do Governo Federal, através do Ministério da Educação, 2 mil bicicletas e 2 mil capacetes para estudantes do fundamental e médio, dentro do Programa Caminho da Escola. A informação foi confirmada ontem pela assessoria da deputada federal Fátima Bezerra.

O Programa Caminho da Escola foi lançado em 2007. Já o incremento das bicicletas no programa foi no dia 26 de maio de 2011, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, foi feita a doação de 30 mil de bicicletas e o mesmo número de capacetes para escolas de 81 municípios de todo o país.

No Rio Grande do Norte, as primeiras cidades contempladas pela Programação foram: Marcelino Vieira, Ruy Barbosa, São Tomé, Umarizal, Vera Cruz e Viçosa. As demais cidades, com até 20 mil habitantes, também poderão se inscrever no Plano de Ações Articuladas (PAR) para receber bicicletas para seus alunos. É meta do governo comprar até o final de 2011 pelo menos 100 mil bicicletas e capacetes.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre 2 e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

Através do mesmo programa, o Governo Federal já distribuiu 12 mil ônibus escolares no País. Esta frota pode aumentar, conforme as solicitações feitas pelos prefeitos ao Governo Federal para este fim. Com relação às bicicletas, depois da fase experimental, o Ministério da Educação espera atender toda a demanda nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário