terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seminários regionais sobre praças dos Esportes e da Cultura




Nos dias 12 e 13 de setembro, foram realizados, em São Paulo, os dois primeiros seminários regionais de implementação das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs), do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).  Participaram do evento cerca de 90 pessoas, incluindo os representantes dos 27 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, além de técnicos dos Ministérios da Cultura, dos Esportes e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.  No período, foi discutida a proposta de mobilização social e gestão das PECs. Nos dias 14 e 15, representantes de 29 municípios do interior paulista estiveram no encontro.
“O sucesso das PECs vai além dos seus objetivos e da sua proposta. É de fundamental importância a capacidade que os gestores públicos terão em gerenciá-las de forma compartilhada e matricial. Outro ponto relevante será a capacidade do MinC e demais ministérios envolvidos em ajudá-las nesse desafio de melhorar a qualidade de vida dos moradores das periferias das cidades brasileiras”, disse Cid Blanco, diretor de Infraestrutura Cultural da Secretaria Executiva do MinC, responsável pela implementação da Praça dos Esportes e da Cultura.
O objetivo das Praças é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania, o direito à cidade e a ampliação do acesso a serviços públicos nos territórios onde serão implantadas para atender a população de um modo geral. Basicamente, o programa é constituído com salas de aula, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra e equipamentos de esportes, dentre outros.
Mais seminários
Até o final do ano, serão realizados nove seminários regionais visando à implantação das PECs. Os encontros são organizados pelo Ministério da Cultura, encarregado de coordenar ações a serem inseridas nas Praças.
Na próxima semana, dias 19 e 20, os seminários acontecerão no Rio de Janeiro, no auditório Gilberto Freyre, no Palácio Gustavo Capanema. Em Belo Horizonte, será nos dias 22 e 23 de setembro.  Depois do Rio e de BH, os próximos encontros serão em Curitiba, nos dias 3 e 4 de outubro, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), para os municípios paranaenses e do norte de Santa Catarina; e em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório da Prefeitura Nova (Rua Siqueira Campos, nº 1300/14º andar – Centro), para os munícipios gaúchos e do sul catarinense.
O Programa prevê a implantação de 800 Praças dos Esportes e da Cultura em municípios de todas as regiões do país, até o final de 2014. Os espaços serão destinados à promoção da  cidadania em áreas de alta vulnerabilidade social, por meio de ações culturais, práticas desportivas, oficinas de formação e qualificação profissional, além de outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário