segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Juventude quer futuro com inclusão social

A garantia ao trabalho decente para a juventude e a sustentabilidade com justiça social foram alguns dos principais temas da 2ª Conferência Nacional de Juventude , realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro. O encontro foi marcado pela diversidade. Entre os 2.200 participantes, jovens de todo o País, de diferentes origens sociais, negros, mulheres, LGBT, deficientes, indígenas além de comunidades e povos tradicionais.
“Com a ampliação do debate sobre sustentabilidade teremos uma grande oportunidade de pôr em destaque o tema com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012”, avalia a secretária nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República , Severine Macedo. Entre as resoluções do encontro, se destaca a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Congresso Nacional, bem como a inclusão digital para a juventude do campo, o combate à violência contra a juventude negra e o direito de participação dos jovens nos processos decisórios do País.
Com o lema “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”, o encontro reuniu delegações eleitas em mais de mil municípios de todos os 27 estados do País, onde foram realizadas mais de 1.500 conferências territoriais, municipais e estaduais, além das conferências livres e virtual, e da consulta aos povos e comunidades tradicionais.
“As juventudes foram além de demandas específicas, apresentaram reivindicações amplas, relacionadas a profundas transformações, como a ampliação dos investimentos da educação para 10%, a democratização da comunicação, a redução da jornada de trabalho e a necessidade de uma profunda reforma política”, diz o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário