quarta-feira, 21 de março de 2012

Evento da SEMARH e ANA ocorre nesta quarta-feira (21) em Mossoró

Nesta quarta-feira (21), às 8h da manhã, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte em Mossoró, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta estudo sobre o aqüífero Jandaíra, manancial de águas subterrâneas que fica na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. O aqüífero é importante por garantir água para a fruticultura irrigada nos dois Estados, além do abastecimento de comunidades rurais de Mossoró, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado.
Além do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, o secretário de Estado dos Recursos Hídricos do Ceará, César Augusto Pinheiro, também confirma presença.
A convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o diretor da Área de Gestão da ANA, Paulo Varella, apresenta o estudo Avaliação dos Recursos Hídricos Subterrâneos e a Proposição do Modelo de Gestão Compartilhada para os aqüíferos da Chapada do Apodi, entre os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Estão sendo esperadas autoridades dos municípios de Mossoró, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado, além de fruticultores, ambientalistas e acadêmicos das universidades da região.
Um dos objetivos da apresentação é mostrar a necessidade da criação de uma comissão técnica que estará à frente da gestão do manancial subterrâneo. Este grupo discutirá todas as ações com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró que está em fase de criação. O marco regulatório que será assinado pelos dois Estados será pioneiro por ser o primeiro que regulamentará a exploração de um manancial de água subterrânea no Brasil.
O aqüífero Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna e também na fruticultura do Ceará, especialmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo. Os estudos foram feitos com o objetivo de evitar problema ocorrido em 2003 quando o aqüífero apresentou diminuição em seu volume de água. O manancial também é importante por abastecer comunidades rurais de Mossoró, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário