quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Agricultores familiares terão cartão para compras coletivas

As compras coletivas pela internet vão passar a fazer parte do universo dos agricultores familiares do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)– . Um cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com crédito pré-aprovado do programa, será destinado à compra de insumos e equipamentos. As aquisições em conjunto devem ser usadas para incrementar a produção de alimentos. A criação da plataforma de compras coletivas e do cartão integram um acordo de cooperação firmado na última terça-feira (8) pelo MDA e o BNDES.
Inicialmente, o cartão estará nas mãos de 200 mil produtores, mas a meta é chegar a mais de um milhão de agricultores familiares organizados em cooperativas e associações de produtores. A ferramenta do MDA vai permitir o acesso a uma plataforma eletrônica que contém um cadastro de fornecedores catalogados pelo BNDES. Através desta plataforma e do cartão poderão ser feitas compras de insumos, equipamentos e suprimentos.
Acordo - O público-alvo do acordo entre o MDA e o BNDES são famílias que vivem em situação de extrema pobreza no meio rural, agricultores e assentados que já desenvolvem atividades produtivas. Inicialmente, serão atendidos 13 Territórios da Cidadania do Nordeste e 300 mil famílias na Amazônia Legal. 
A parceria tem três eixos: Plano Brasil Sem Miséria, Desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e Inovações para a Agricultura Familiar estruturada. O cartão é uma das novidades que o acordo traz para atender a este eixo das “Inovações”, pelo estímulo ao desenvolvimento da agricultura familiar, com o aperfeiçoamento de políticas públicas de crédito, assistência técnica e comercialização. 
Esta não é a primeira parceira entre BNDES e MDA para a agricultura familiar. O banco já tem participação no Pronaf, inclusive a operação de R$ 1 bilhão dentro desta linha de financiamento do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário