quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Começa segunda fase de vacinação contra aftosa



Depois de Roraima, Rondônia e Amapá, outros 19 estados começaram a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a aftosa nesta terça-feira (1º). A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é vacinar nessa fase cerca de 160 milhões de bovinos e bubalinos.
A meta anual é proteger o rebanho da zona livre de febre aftosa com vacinação (205,6 milhões de animais) e superar o índice de cobertura vacinal alcançado em 2010 (97,4%). Em Pernambuco, Piauí, Maranhão e Pará a vacinação foi transferida para o próximo dia 14. 
A mudança faz parte dos preparativos para o estudo soroepidemiológico, que integra o processo para reconhecimento de zona livre de aftosa com vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal. A meta do governo é transformar o território brasileiro imune à doença com vacinação até 2013. A região pantaneira de Mato Grosso do Sul será a última a realizar o processo, em 15 de dezembro. 
Para informar os pecuaristas sobre a campanha, além da distribuição de cartazes, o governo federal produziu vídeos e spots de rádio para serem veiculados em espaços cedidos gratuitamente pelas emissoras de televisão vinculadas às estatais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário