quinta-feira, 28 de julho de 2011

CNM debate desenvolvimento da cultura nos Municípios





Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) receberam a visita dos coordenadores do Ministério da Cultura, A coordenadora Ângela Andrade e Suzete Nunes agradeceram à oportunidade de se reunir com os técnicos da entidade. A reunião teve como foco principal debater metas e estratégias para levar a importância da cultura para os Municípios brasileiros, além de destacar sua dimensão econômica. Um dos pontos importantes é mudar a idéia de alguns gestores municipais de que cultura é despesa, e mostrar que na verdade é investimento.
As discussões devem levar a uma parceria entre os órgãos  e deve funcionar para apoiar agentes municipais de cultura, capacitação, formação de mais gestores no setor e fomento. A proposta é que a entidade funcione como um canal de informações sobre os problemas que os Municípios enfrentam na área.
A CNM está em contato direto com os prefeitos e acredita que a futura parceira pode colaborar com o desenvolvimento da cultura e formar uma rede de longo alcance para a implantação de um sistema de planos municipais de cultura. E também para que os Municípios obtenham maior apoio do governo estadual. Após ressaltar a importância de tornar o acesso a Cultura mais acessível, os técnicos da CNM agendaram uma segunda reunião para dar andamento aos detalhes da parceria.
Por conhecer a realidade dos Municípios brasileiros e a importância da cultura para o desenvolvimento econômico social, a CNM tem informado constantemente sobre as ações voltadas ao planejamento e gestão cultural nas prefeituras. Também tem orientando a respeito dos principais programas de financiamento para o setor e a reformulação ou edição de leis, com intuito de estimular o desenvolvimento da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário