sexta-feira, 15 de julho de 2011

Novos dados do Censo aprofundam situação de municípios




Novos dados do Censo 2010, divulgados na manhã desta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), permitem investigar a situação de alguns municípios por bairros ou setor censitário, o menor nível de informação possível pelo levantamento.
A análise por bairros, no entanto, só pode ser feita nas cidades em que há essa divisão por lei. A cidade de São Paulo, por exemplo, fica de fora deste levantamento porque trabalha com a divisão legal apenas por distrito, e não por bairros.

No caso da cidade do Rio, é possível identificar que o bairro com a maior prorporção de idosos é Copacabana, na zona sul do Rio, com 23% de moradores com mais de 65 anos.

Em Porto Alegre, o bairro com maior percentual de idosos é Moinhos de Vento, com 27%, que fica em uma das regiões mais nobres da cidade.

Em Belo Horizonte, o bairro mais envelhecido é Cidade Jardim, bairro também de alta renda na cidade.
O fato de populações mais envelhecidas estarem quase sempre em áreas nobres da cidade reflete a maior expectativa de vida e as menores taxas de fecundidade da população mais rica.

Em alguns casos, no entanto, a proporção de idosos num bairro é explicada pela existência de um lar para idosos. O bairro Clube de Campo, na cidade de Piracicaba, por exemplo, tem 668 moradores, sendo 76% deles idosos. No local, há o asilo Lar dos Velinhos, que oferece mais de 500 leitos, e ajuda a explicar por que o bairro é tão envelhecido.
Além de divulgar dados por bairros, o IBGE divulgou ontem também uma ferramenta que permite visualizar informações por setor censitário, a menor unidade de análise do Censo e que às vezes corresponde a apenas um quarteirão. Estão disponíveis somente informações básicas, como número de moradores, idade e sexo. O site pode ser acessado no endereçohttp://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário