quarta-feira, 27 de julho de 2011

Programa oferece esporte na escola para Municípios




Os prefeitos interessados em garantir atividades esportivas para os alunos de seus Municípios podem se inscrever no projeto Segundo Tempo. As informações sobre o edital foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Os Municípios podem se cadastrar e apresentar suas propostas até dia 12 de agosto.  Os projetos devem ser analisados, classificados e validados, para que os convênios possam ser formalizados até dia 11 de outubro.
O programa que oferece atividades esportivas para alunos no período contrário as aulas, pretende renovar e implantar núcleos de esporte educacional nos Municípios. Cada núcleo deve ter 200 alunos e selecionar seus estudantes, levando em conta a carência dos alunos. Eles devem frequentar normalmente às aulas num período e participar de atividades esportivas no outro. A duração das atividades esportivas deve permitir a cada aluno ter acesso a no mínimo 2h e no máximo 4h de atividade diária, durante três vezes por semana. Alguns projetos oferecem atividades cinco vezes por semana.
Os núcleos devem oferecer, no mínimo, a prática de duas modalidades coletivas - futebol, futsal, handebol, basquete ou vôlei e uma modalidade individual como atletismo, natação, tênis de mesa, dança e capoeira. Para as modalidades coletivas, devem ser formadas turmas de no mínimo 25 e no máximo 40 alunos. Para as modalidades individuais, turmas de no mínimo 10 e no máximo 25 alunos. Os Núcleos devem oferecer também atividades complementares, como reforço escolar, programação cultural e orientação em questões de saúde.
Além disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que o acesso à prática e à cultura do Esporte é importante para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, em especial em áreas de vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário