domingo, 7 de agosto de 2011

Artesanato potiguar será destaque no festival Agosto da Alegria



Mais de 300 artesãos de todas as regiões do Rio Grande do Norte estarão expondo e comercializando suas peças durante o Agosto da Alegria, evento que ocorre em Natal durante todo o mês de agosto e se encerra no dia 4 de setembro. A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas será responsável por uma das maiores ações dentro da programação do festival porque ocupará um dos mais significativos espaços – toda a praça André de Albuquerque, no centro da cidade –, no período de 31 de agosto a 4 de setembro, com uma grande feira de artesanato representando o que há de melhor no artesanato potiguar.


Na praça serão montados 90 estandes onde os artesãos, além de um espaço para a exposição de seus trabalhos, vão ministrar oficinas de artes. A Sethas se encarregará de trazer os artistas e suas peças, que representarão suas cooperativas ou associações, cadastradas no Programa Estadual de Artesanato-Proart, e dedicará um espaço exclusivo a produtos típicos regionais, como castanha, mel, biscoitos, doces e licores. Também haverá um espaço para que alguns artesãos possam não apenas mostrar como produz sua arte, mas também ensinar a técnica para interessados. Trata-se do espaço Saber e Vivência.


Outra atração é um desfile de moda artesanal a ser realizado em somente dois dias. Dentro do evento será feito, ainda, o recadastramento dos artesãos. No mais, o visitante terá um grande espaço onde poderá apreciar e adquirir o que há de mais caprichado em trabalhos de bordado, renda de bilro, cerâmica, sisal, palha e esculturas em madeira e pedra sabão. "O artesanato potiguar é uma fonte de geração de renda para muitas famílias no interior do Estado, em razão disso, tivemos todo o interesse em apoiar este evento que será uma grande vitrine para a cultura popular", disse o secretário de estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa.


O evento Agosto da Alegria promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto-FJA e com a integração de outras secretarias, teve lançamento oficial na manhã desta segunda-feira (18), no Teatro Alberto Maranhão, com presença da governadora Rosalba Ciarlini e secretários de estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário