quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Governo do RN consolida sua participação no plano Brasil sem Miséria



Os secretários de estado do Trabalho e Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), Gilberto Jales, reuniram no auditório da Governadoria, técnicos e auxiliares das duas pastas, representantes de conselhos estaduais e municipais de assistência social, de algumas prefeituras e de instituições públicas para marcar a participação do Estado na videoconferência com a ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campelo, para tratar sobre a execução do plano nos estados e o papel que caberá a cada um dos atores envolvidos no trabalho da assistência social. 
Antes do início da videoconferência o secretário Luiz Eduardo falou da importância dos conselhos estaduais e municipais, das secretarias de Assistência Social dos municípios e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) - no Rio Grande do Norte estes centros estão presentes em todos os 167 municípios - para a busca ativa da parcela social que o plano quer alcançar: tirar da extrema pobreza 16,2 milhões de pessoas em todo o país. No Estado, esse contingente social é de 405 mil pessoas.

Identificado este contingente, cujo rendimento mensal não ultrapassa a quantia de R$ 70,00, a meta é a sua imediata inclusão no conjunto de ações que integram o cadastro único de assistência social. Destas ações, fazem parte os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e de qualificação, entre outros.

"Não se acaba com a pobreza num piscar de olhos. É preciso que o Estado, num primeiro momento, busque essa parcela social, torne-a emancipada de políticas assistencialistas para que lá na frente ela possa ser capaz de responder às suas próprias necessidades", enfatizou Luiz Eduardo. 

Para o secretário da Seara, Gilberto Jales, "quebrar o paradigma do assistencialismo" é imperativo para um país que quer se tornar livre da miséria. Para os dois secretários, que falaram a uma plateia que lotou o auditório da Governadoria para assistir à videoconferência, são políticas como a de garantia de acesso à terra, à água, ao alimento, ao emprego, à qualificação profissional, ao saneamento e ao serviço público que transformarão a realidade social.   "Vamos unir esforços, inteligência e a vontade política já demonstrada pela governadora Rosalba Ciarlini para transformar essa realidade social em nosso estado", disse Luiz Eduardo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário