sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escolas não concluíram censo escolar





O prazo final para conclusão do Censo Escolar - Educacenso 2011 - se encerra no próximo dia 14 e mais da metade das escolas do Estado ainda não enviaram os dados. O Censo 2011 teve início há mais de 70 dias em todo país, em 25 de maio, mesmo assim, 50,50% das escolas do Rio Grande do Norte ainda não concluíram as informações. Após o fechamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) vai abrir um novo prazo de trinta dias apenas para as escolas que cumprirem o prazo de corrigir informações. As que perderem podem sofrer com perdas de recursos financeiros.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica - que envolve o ensino infantil, ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante - do Brasil.

A coordenadora do setor, Senise Doriana de Souza, alertou ainda que as escolas da rede privada, muito embora não disponibilizem de recursos do poder público, são obrigadas por força de lei a fazer o cadastramento, além disso, a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERNS - tem como condição as inscrições do aluno e da escola no Senso Escolar. O lançamento dos dados pelas escolas deve ser feito no módulo Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso: www.educacenso.inep.gov.br.

As informações são fornecidas na própria escola, de forma online, no site do MEC, por meio de quatro cadastros classificados em quatro dimensões.

Na rede estadual, a Secretaria de Educação realizou um seminário de lançamento do Educacenso no início do cadastramento e um encontro de trabalho com os 32 técnicos das Diretorias Regionais de Educação - Direds - responsáveis pelo Censo Escolar. Os técnicos foram capacitados para serem multiplicadores das orientações e informações do Censo junto às redes pública e privada dos municípios circunscritos as respectivas Direds.

A coordenação do Educacenso no RN é feita pelo setor de estatísticas da SEEC. De acordo com Senise Doriana de Souza, coordenadora do setor, a preocupação dos responsáveis pelo levantamento é que as escolas percam o prazo, uma vez que o cadastramento dos dados requer cuidado e um tempo razoável. "Como as informações são feitas on-line, se as escolas deixarem para última hora o sistema pode sofrer com congestionamentos. Para as escolas que já fizeram esse cadastro em outros anos, o método agora é mais simples, porém as que não fizeram precisam de um tempo maior para cadastrar aluno por aluno, professor por professor e isso requer tempo", alertou Senise Doriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário