domingo, 28 de agosto de 2011

Sethas promove conferência de segurança alimentar e nutricional do RN

Depois de cumprida todas as etapas das conferências regionais, a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Sethas promove agora, em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional-Conesan, a 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte. O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Natal, no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira. Durante toda a conferência, a presidência dos trabalhos estará sob a responsabilidade do presidente do Conesan, pastor Airton Schroeder.

Entre julho e agosto, a Sethas coordenou 10 conferências territoriais em cidades polos das regiões do Estado Apodi, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Caicó, Pau dos Ferros, Santo Antônio, Natal, Santa Cruz, Macau e Mossoró, preparando os participantes para representarem as suas regiões na etapa estadual.    

A conferência estadual, cujo tema aborda a alimentação adequada e saudável como direito de todos, é preparatória a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de 07 a10 de novembro, em Salvador, Bahia.

Por orientação do Conselho Nacional, serão debatidos temas que se inter-relacionam e que foram estabelecidos como eixos temáticos: os avanços, as ameaças e a perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania, o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento vai reunir representantes de conselhos municipais, de prefeituras, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, profissionais com atuação na área de segurança alimentar e técnicos da Sethas. A abertura do evento será presidida pelo secretário estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa. Ao final dos debates, será produzido um relatório que unifica a proposta do RN na Conferência Nacional.

Tivemos a preocupação de envolver todos os municípios do Rio Grande do Norte, por meio das conferências territoriais que promovemos entre julho e agosto, nas discussões sobre os temas propostos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e considerados como fundamentais para aprofundar e avançar na agenda temática para a implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar”, ressaltou Luiz Eduardo Carneiro.

Mais do que assegurar a alimentação como direito de todos, o Plano prevê um conjunto de normas que envolvem desde a produção até o transporte e armazenamento dos alimentos, preservando suas características físico-químicas, para que, só então, os alimentos possam ser considerados como adequados ao consumo humano.

Para o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, colegiado vinculado à Sethas, o pastor Airton Schroeder, as conferências têm por objetivo subsidiar os debates e propostas que, ao final, vão contribuir para o processo de implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-SISAN, que tem por finalidade de garantir a todo cidadão o direito à alimentação adequada e saudável. “O grande desafio às gestões governamentais será a intersetorialidade dos diferentes órgãos públicos nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal para a estruturação do SISAN”, frisou Schroeder.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário