sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Governo Federal vai cadastrar bibliotecas públicas

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), tornou público o edital de convocação para o cadastramento, por meio do Diário Oficial da União (DOU), no dia 30 de setembro. O principal objetivo do Cadastro é mapear de forma abrangente todas as bibliotecas em funcionamento no país, sejam elas públicas, escolares, especializadas, universitárias ou até mesmo comunitárias. O projeto foi feito em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC).
Os dados do Cadastro poderão ser inseridos via internet. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que coordena o cadastramento, permite que os governos estaduais e municipais tenham acesso às informações contidas no banco para o auxílio no desenvolvimento de políticas locais. A infraestrutura e gestão cultural também poderão ser melhoradas com esse acesso, pois os dados poderão ser cruzados com outras fontes de indicadores socioeconômicos e culturais, como, por exemplo, para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, alerta os municípios quanto à adesão ao Cadastro. "O cadastro representa um importante papel na melhoria da articulação da gestão da cultura", afirma, se referindo à construção e manutenção de redes locais de bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário