Prefeituras e organizações da sociedade civil têm prazo até amanhã para fazer as inscrições para a quarta edição do prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), do governo federal. A intenção é destacar iniciativas que contribuam para a construção de um mundo melhor, buscando o cumprimento de metas assumidas por 191 países, entre eles o Brasil.
Os Objetivos do Milênio são compostos por oito metas estabelecidas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da análise dos maiores problemas mundiais. O ODM Brasil foi criado para incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas de prefeituras e organizações da sociedade civil que estejam em consonância com os objetivos de desenvolvimento do milênio.
Os objetivos declarados são acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e trabalho coletivo em prol do desenvolvimento.
Os interessados podem participar em duas categorias: prefeituras e organizações. Na primeira, podem participar as prefeituras de todos os municípios brasileiros, inclusive as entidades municipais vinculadas, como secretarias, departamentos, unidades de atendimento e prestação de serviços ao público, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista que desenvolvam práticas inovadoras há mais de 12 meses, tenham perspectivas de continuidade ou replicação e apresentem resultados mensuráveis.
Na categoria organizações, os candidatos podem ser organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, com dois anos de funcionamento e que preencham os mesmos requisitos. Entidades do poder executivo federal e estadual e pessoas físicas não podem participar da premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário